Temas de Vida


1º Tema de Vida - A qualidade de vida dos idosos
No nosso 1º Tema de Vida fomos fazer uma visita ao Centro de Dia do Bonfim, com o objectivo de fazer um pequeno inquérito aos idosos, sobre quais eram as carências que sentiam. Da análise dos resultados do inquérito, concluímos que a maior carência era a falta da família.  
Nesse mesmo dia conhecemos uma senhora – D. Rosa, que fazia trabalhos manuais.
Posteriormente, em nome da turma, e com a ajuda da formadora Marialva, fizemos-lhe um convite para vir à Inovinter transmitir o seu testemunho: começou por fazer esses trabalhos como hobby e descobriu que tinha o dom para a pintura, trazendo nesse dia alguns quadros para nos mostrar, dos quais gostamos imenso.
A turma fez um pequeno teatro e ofereceu um lanche. O convívio foi muito positivo.


No dia da visita ao Centro de Dia, no decorrer de uma conversa com a Directora do Centro, tivemos conhecimento que havia falta de verbas para as prendas de Natal dos idosos. A turma tomou a iniciativa de contribuir com uma pequena ajuda: arranjamos algum material reciclado para fazer umas caixas onde colocamos um par de carapins para cada idoso, também feitos pela turma.


Ao longo do desenvolvimento deste Tema de Vida, fizemos também um outro tipo de inquérito destinado a jovens estudantes, sobre o que eles pensam sobre os idosos do amanhã.
Finda a análise dos resultados do inquérito, verificamos que a maioria dos estudantes acham que os idosos se sentem discriminados pela família.
Na visita à UBATI, ouvimos o testemunho de uma senhora de 80 anos, de seu nome Luisinha, que, depois de entrar na 3ª idade nunca se sentiu idosa, continuando no activo, promovendo a sua autonomia e a de outros idosos, na perspectiva de os ajudar a terem uma melhor qualidade de vida.
A apresentação do Tema de Vida foi no dia 25 de Janeiro.
Realizamos uma tertúlia, com os seguintes convidados: três idosos do Lar de Cabreiros, duas agentes de geriatria e um enfermeiro. Os intervenientes deram o seu testemunho na forma de lidar com a pessoa idosa, em várias vertentes, promovendo a higiene pessoal e higienização do espaço físico para uma melhor qualidade de vida.
Elaboramos cartazes e panfletos alusivos ao Tema de Vida, que se encontravam em exposição no centro da Inovinter. No final, entregamos a todos os convidados um certificado de participação. Terminamos com um pequeno lanche.
Todo o trabalho desenvolvido ao longo deste Tema de Vida foi muito útil e será uma mais-valia no desempenho da nossa função como verdadeiros Agentes de Geriatria.




2º Tema de Vida - Reciclagem

Definição de Reciclagem
É um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram.
Os materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são desviados, colectados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufactura de novos produtos.

Reflexão do Tema de Vida
A apresentação do tema de vida ocorreu no 24 de Maio de 2010, no auditório da Inovinter.
Ficamos surpreendidas com o resultado que tivemos, pois nós não tínhamos muita fé, achava-mos que esse tema não era adequado.
Durante mais ou menos dois meses estivemos a preparar os materiais.
Começamos por definir grupos de trabalho, construímos ecopontos, elaboramos panfletos no Publisher, apresentações no PowerPoint, confeccionámos vestuários para um desfile e terminamos com trabalhos manuais decorativos.
Correu tudo muito bem, tivemos a mediadora Ana Atayde a abrir a apresentação e os formadores José Coimbra e Andreia Silva a apresentar o desfile.
Como convidados, tivemos a turma do outro curso que frequentam a mesma instalações que nós e os idosos do lar onde trabalha a formadora Andreia.
Foi muito bom, pena que foi tudo muito rápido antes da 15:30h já tinha acabado tudo e fomos embora.


3º Tema de Vida – Nós e o nosso futuro profissional


Finalmente chegamos ao nosso terceiro e último tema de vida que era sobre o nosso futuro profissional. Foi um tema muito interessante, pois foram discutidos vários assuntos sobre o futuro profissional. Tivemos conhecimento sobre o funcionamento de alguns gabinetes que dão apoio a pessoas com dificuldades em vários vertentes tais como a Inserção Profissional e o serviço de atendimento e acompanhamento social. Para nós, foi bastante enriquecedor ter conhecimento destes temas, pois no futuro vai-nos ser bastante útil.

” Devemos acreditar sempre “.
 Como futuros Agentes em Geriatria também abordamos um tema muito importante – Famílias de acolhimento. Neste sentido, tivemos um testemunho pessoal muito esclarecedor de uma senhora que acolhe idosos, e que nos transmitiu muita força e coragem para desempenhar a nossa função como agentes em Geriatria.
Ao longo da execução do tema de vida empenhamo-nos muito nas tarefas propostas. Aprendemos muitas coisas acerca da empregabilidade e ficamos mais elucidados e preparados para a nossa vida profissional.